sexta-feira, 28 de agosto de 2009

dupla exposição, ensaio quadruplo

Para o primeiro ensaio coletivo do sincro pensamos em usar uma técnica já muito explorada na fotografia analógica mas pouco usada na fotografia digital, salvo quando forjada no photoshop.
Adaptamos a técnica para nossas máquinas digitais e de photoshop só retoque de cor. A dupla exposiçao foi feita na munheca mesmo.

O resultado vocês conferem abaixo, uma foto de cada fotógrafa do sincro.

izabela ribas por barbara dutra

nathalia lima por marina abadjieff

julia cury por julia lego

ana dapieve por luiza ferraz


produção (make, styling) sincro
agradecimentos:
Trista pelo emprestimo do apartamento
Karola pelas roupas
Melicotá pelos acessórios
e às modelos pelo tempo e disposição

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Estudio Sincro convida: CAFÉ TV


O coletivo de fotógrafas Estudio Sincro convida amigos, imprensa e apreciadores da fotografia para a apresentação de seu portfólio no projeto CAFÉ TV, do bar e livraria Café com Letras.
O projeto consiste em um telão em que os mais variados temas de fotografia de autoria do grupo serão mostrados em slide show, a partir das 20hrs.


Para reservas no Café com Letras, o telefone é: 3225 9973

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

outro olhar sobre a pampulha

Fotografar arquitetura é uma relação entre o olhar do fotografo, os angulos da obra e a luz. Isso fica ainda mais difícil quando a obra é famosa, ponto turistico, ja um milhão de vezes fotografada.
Registrar o cliche é um desafio para mim, e uma atividade que me encanta.
As fotos abaixo são parte de minhas tentativas de capturar o obvio com outro olhar.


igrejinha da pampulha

parque guanabara

fotos julia lego

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

troca-troca

Que não me interpretem mal, mas às vezes ficar por tras é tão bom quanto ficar a frente... Digo isso quando me refiro às fotografias de backstages e making of's que tanto adoro. Dessa vez não foi diferente - fazer esse making of pra Patachou me ensinou a ser mais atenta a pequenos detalhes e tentar captar a essência do momento.



Sem contar o tanto que é divertido ver a equipe se descabelando ou mesmo se jogando, coisas que não aparecem nas intocadas fotos de catálogo.

Trabalhar com uma equipe de primeira fez com que o resultado das fotos ficasse delicioso. Espero que gostem!






fotos Barbara Dutra



ps: Estou sentindo falta de comentários dos visitantes aqui no blog. A opinião de vocês fazem toda a diferença!


sábado, 15 de agosto de 2009

barba, cabelo e bigode

Fotos para portfolio significa que o fotógrafo vai ter um trabalho triplo, já que muitas vezes não tem um stylist, ou um maquiador, ou seja lá o que for.

No caso dessas fotos abaixo quem fez a make fui eu, cabelo e tudo o que esta na cabeça, com direito a pintar flores de spray. Tive ajuda de pessoas queridas na produção, o que alivia um pouco o trabalho e dá mais humor ao ensaio.



fotos julia lego

modelos cathia darós e deborah fraga

produçao e colaboraçao
manoela resek, daniel bgon, lucas diniz
roupas julia valle 

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Gambiarra Lomográfica


Eu estava fazendo uma seleção de fotos pro flickr do rood boss soundsystem e encontrei um cd com as fotos digitalizadas que fiz do primeiro evento, no final de 2008!
As fotos foram tiradas com uma Canon AE-1, uma objetiva 28mm e um adaptador fisheye para Olga. O resultado nao foi o esperado, eu perdi muito foco nas fotos, mas... no final das contas ficou divertido e eu gostei bastante, espero que vocês também gostem!


Nest. Richard Garrell

Mais uma no mesmo esquema so que tirada da minha camera digital com o adaptador fisheye, na foto a fotografa Luiza Ferraz trabalhando.

Luiza Ferraz.


Fotos Marina Abadjieff

terça-feira, 11 de agosto de 2009

tri-x :: pentax k1000



Roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda peão...

Depois do post da Ju, fiquei inspirada e um pouco nostálgica ao lembrar dos meus tempos de laboratório e de fotografar com filme...




Fotos Luiza Ferraz

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

fotografei você na minha rolleiflex

A beleza e a poesia de uma fotografia analógica é indiscutivel. O ruído é melancolia que invade nossa memória do que não vivemos, saudade do que não tivemos. 

Foi assim que passeei pela minha querida escola de design fotografando alguns amigos com uma Pentax, usando um cromo 120, kodak ekta vs, posteriormente revelado em C-41.


lucas segurando a cantada rolleiflex


bruna e seu festejado sorriso


marcela e manu em dupla exposiçao na oficina

fotos julia lego

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

inocência e fragilidade

   

Sempre fui louca com animais! De cachorros e gatos à galinhas, vacas e cavalos! Sem distinção! O fato de ter crescido em uma fazenda me deu a oportunidade de sempre conviver com muitos deles. Minha mãe me contava que a primeira palavra que falei foi "au-au"... tudo bem que não dá para considerar muito bem como uma palavra.

Fotografa-los então sempre me causa um sentimento especial. Acho que a inocência e a fragilidade dos animais sempre ficam naturalmente em evidência. Mesmo os adestrados, fotografar animais é sempre sem roteiro.



Nessa paixão por animais, a partir de um trabalho para a PUC-MG, ano passado tive o prazer de conhecer a Sociedade Mineira Protetora de Animais. Fiquei realmente emocionada com o trabalho que eles fazem! A SMPA abriga uma média de 800 cães e 200 gatos aonde recebem alimentação, tratamento veterinário além de carinho dos funcionários e voluntários enquanto aguardam por sua adoção.




Para quem quiser ajudar ou conhecer o trabalho deles, a SMPA fica na R. Jaguariba, 66 - bairro Guarani. Tel: 3433-0900

http://www.sociedadeprotetora.hpg.ig.com.br


    


fotos barbara dutra

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

pausa momentânea

Soap Opera (Bruna Miranda, Marden e T'ulio Lopes e Lorena Zschaber)
Maquiagem: Bruna Mirando e Tulio Lopes

Fotografar festa e ainda por cima lo-ta-da? Respire fundo. Pegar aquele momento espontâneo que não vai se repetir é incrível, eu concordo. Aliás, é o que eu mais gosto de captar, uma pessoa dançando loucamente, outra gritando um trecho de música aos berros, outra sorrindo misteriosamente... tudo isso unindo imagem com emoção. Mas quando a festa inspira ótimas montações e você não quer perder nenhum detalhe da roupa/maquiagem/etc, o que fazer? Bom, o jeito é fazer todo mundo ficar parado, nem que seja por um minutinho no meio da festa. Mas aonde? A escolha é pessoal. As fotos desse post foram feitas no banheiro da Velvet, todos querendo voltar para a pista numa correria divertidíssima!


Maíra Nascimento, estilista da Coven
Maquiagem Ronnie Peterson



Lorena Zschaber e Bruna Miranda

Fotos Luiza Ferraz

terça-feira, 4 de agosto de 2009

um personagem inesperado


Não é todo mundo que gosta da luz do sol do meio-dia. Ela é dura, forte e marca muito o rosto em uma fotografia. Já no meu caso, não acho que essa luz seja tão ruim assim... Pelo contrário, ela gera sombras que me fascinam! Ao brincar com essa luz marcante, objetivo que queríamos (eu e Thiago Leão, que fez as produções lindíssimas desse dia) para as fotos do Gil, conseguimos o resultado almejado por ambos. E numa pausa da maquiadora/cabelereira/mae/mileumacoisas Cassia Perocco para um cigarrinho... vejo a sua sombra se encaixando com o olhar do modelo, gerando um personagem inesperado para a minha foto. Surpresa boa.
Porém, não dispenso uma luz suave...




fotografia - luiza ferraz
styling - thiago leão
make/hair - cassia perocco
modelo -gil /ford mg

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

metalinguagem

Fotógrafos são meio egocentricos, super-admiradores da arte que os move e seus equipamentos. Fotografar uma foto, uma câmera, uma pessoa que os fotografa ou a si próprio, num auto-retrato. Importa mesmo o registro ou o registro do registro, mostrando num fragmento de tempo, numa ação paralizada, um pedaço de si.

    
fotos julia lego
modelo maria fernanda (ford)
tratamento de imagem daniel bgon (vorko)